- Melhor qualidade no serviço, com um suporte mais credível;
- Segurança e confiança da continuidade dos serviços de TI, dando competência para restaurar os serviços quando houver necessidade;
- Visão mais clara da capacidade actual de TI;
- Fornecimento de informações de gestão para acompanhamento de performance, possibilitando projectar melhorias;
- Equipe de TI mais motivada: Percepção da carga de trabalho de TI e melhor gestão de expectativas;
- Gestão mais eficiente da infra-estrutura e dos serviços prestados;
- Maior satisfação para os Clientes, entregando o serviço com mais qualidade e rapidez;
- Nalguns casos redução de custos: a partir do maior controlo e de um melhor planeamento dos custos e dos processos internos é possível optimizar os custos operacionais;
- Maior agilidade e segurança para realizar as mudanças propostas pelo negócio;
- A comunicação torna-se mais rápida e dirigida;
- Os processos são optimizados, consistentes e interligados.
- Com processos definidos e controlados é fácil implementar várias mudanças simultaneamente.
"Actually, the cultural change required for ITIL success is often a much greater challenge than the implementation of any supporting technologies"
- Brian Johnson, CIO News Headlines Out. 1, 2006
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