segunda-feira, agosto 24, 2009

Twitts de hoje...

  • I uploaded a YouTube video -- Desperdicio de agua ha uma semana na Entrada do Parque das Conchas Lisboa http://bit.ly/1ObOC9
  • Ja nao sei quem mais insulta quem na actual arena politica
  • http://2url.org/?CheFin Se calhar isto não se trata de maior eficácia do Estado mas de mero corporativismo dos funcionários dos
  • http://2url.org/?CheFin Os sistemas de execuções fiscais hoje são mais eficazes mas precisam de mais transparência e responsabilização
  • http://2url.org/?CheFin Os Chefes de Finanças voltam a ser Juízes 1ª Instância? Para arrecadação rápida das dívidas? Mas não abusem do poder!
  • Manter viva a questão da Gestão e Arquitectura dos Sistemas de Informação do Estado http://2url.org/?AE Os políticos preferem "fazer coisas"
  • http://twitpic.com/f3cg7 - Será que o sonho institucional dos goversos se está a aproximar ou se afasta cada vez mais do sonho cívico da ...
  • O percurso português: Alternando entre “re-inventores da roda” e “patinhos feios” http://2url.org/?percurso
  • Voltamos à urgência da Arquitectura dos SI do Estado http://bit.ly/xT5Q1

Mais em http://twitter.com/luisvidigal

Manter viva a questão da Gestão e Arquitectura dos SI do Estado

Relembro aqui textos que fui escrevendo ao longo dos últimos cinco anos, mas que foram caindo em saco roto.

Estamos muito longe de alcançar níveis aceitáveis de governação dos SI/TI. Dos modelos mais centralizadores ou fragmentados e de uma atitude mais orientada à acção ou à estratégia, o que é um facto é que ainda vivemos demasiado em estágios voluntaristas ou em autênticas arenas políticas, que nada têm a ver com a maturidade do planeamento, arquitectura, gestão e normalização que são necessárias para o bom uso dos SI/TI na administração pública portuguesa.
Os interesses e as expectativas dos vários actores não são convergentes e por isso é urgente responder às questões de boa governança como: O quê, Como, Onde, Quem, Quando, Porquê?..., a nível cultural, organizacional, semântico e tecnológico.
A literatura que aborda a disciplina das arquitecturas de sistemas e tecnologias de informação associa geralmente este conceito à empresa (Enterprise Architecture), no entanto o Estado, ao constituir um somatório de organismos que se reclamam independentes uns dos outros, está longe de ser percebido como uma empresa. Os dirigentes dos vários organismos e as próprias empresas que lhes prestam este tipo de serviços têm muita dificuldade em perceber a necessidade de encarar o Estado como um único sistema-empresa.
Não cabe ao mercado e aos consultores externos, contratados directamente pelos diferentes departamentos, assegurar a integração e a totalidade do sistema Estado. Ao contrário, acaba por existir quase sempre uma cumplicidade perversa entre quem contrata e presta o serviço de arquitectura (de empresa), já que o âmbito do trabalho fica mais facilmente definido à partida. Trata-se de uma verdadeira fuga pragmática às complexidades que uma abordagem sistémica e interdepartamental necessariamente acarreta.
As arquitecturas centradas nos organismos ou até mesmo nos ministérios podem constituir uma acentuação da fragmentação do Estado, enquanto sistema único, reforçando as muralhas departamentais e podendo constituir só por si um bloqueio ao desenvolvimento da Administração Pública Electrónica. Não se trata portanto de encomendar uma arquitectura para a “nossa casa”, já que se torna urgente e indispensável fazer um trabalho de “urbanismo” e “ordenamento do território” para uma boa gestão e implementação de sistemas e tecnologias de informação que sejam capazes de servir com eficácia e prontidão os cidadãos e as empresas.
Temos de saber quem são os políticos, os gestores, os arquitectos e os engenheiros envolvidos na concepção e implementação dos SI/TI. Temos de saber qual é o papel do Governo, da administração pública e do mercado neste esforço de transformação.
A existência de uma arquitectura global e dos correspondentes referenciais tornam mais claros e transparentes os relacionamentos entre a administração pública e o mercado e constituem modelos de referência para os requisitos a que devem obedecer as ferramentas de análise e modelação de processos, proporcionando um guia capaz de enquadrar e disciplinar convenientemente as subcontratações externas (outsourcing).
Tal como no meio físico um engenheiro ou um construtor civil deverão reconhecer a importância de um arquitecto para conceber e mapear o espaço, também no espaço simbólico que constituem os sistemas de informação deverão ser obrigatórias as respectivas arquitecturas prévias.
Na actual e irreversível tendência para o outsourcing, já não precisamos tanto recrutar para os organismos públicos tantos “engenheiros” qualificados em SI/TI como no passado, pois hoje podemos recorrer ao mercado a estas competências “fabris” sem perigo de quebra de soberania. Para além de se ter de actualizar e requalificar as competências dos técnicos que existem e se vão mantendo nos grandes centros de informática da administração pública, precisamos sobretudo de recrutar mais e melhores “gestores” e “arquitectos” qualificados em SI/TI, para que se possa controlar e manter actualizadas as arquitecturas globais e sectoriais em sistemas e tecnologias de informação e proteger deste modo o investimento público. É preciso saber em que competências investir, para que possamos poupar.
Mesmo nos programas de reforma mais recentes, ainda não ficaram claras as missões e as competências no âmbito dos SI/TI, que deveremos proteger de forma soberana e aquelas que se devem externalizar de forma mais eficiente e económica, mas se algum dia tivermos de escolher ou nos faltarem recursos para cobrir todas elas internamente, sem dúvida que protegeríamos as duas primeiras (Arquitectura e Gestão) e não hesitaríamos em descartar a terceira (Engenharia).
É aqui que entra o paradoxo do outsourcing, ao exigir que se garantam internamente níveis mínimos de competência tecnológica, para que se possam cumprir, com credibilidade e profissionalismo, relações independentes e sustentáveis com parceiros, clientes e, acima de tudo, com o mercado das tecnologias. Infelizmente ainda assistimos demasiadas vezes à contratação externa de diagnósticos e planos estratégicos de SI/TI, cujas soluções acabam quase sempre por ser implementadas pelos mesmos fornecedores, de forma promíscua e contra todas as regras de segregação de competências.
Mesmo quando segregamos funções de maior soberania e de natureza conceptual, separando-as das funções de engenharia mais operacionais, devemos acautelar sempre um equilíbrio mínimo de competências multidisciplinares capazes de manter o respeito e a credibilidade técnica em todos os domínios dos SI/TI. As funções mais soberanas, que devemos desenvolver e proteger internamente, exigem muita maturidade e uma leitura atenta às inovações, às tendências e ao mercado, quase sempre decorrentes da experiência e aprendizagem contínua em comunidades de prática, no entanto estas competências não se podem tornar reféns nem se devem deixar facilmente deslumbrar com “habilidades” tecnológicas proprietárias e conjunturais.
Infelizmente a maioria dos organismos de SI/TI ainda se limita a desenvolver competências produtivas em vez de competências gestionárias e raros são aqueles que se prepararam para uma relação adequada e profissional com o mercado.

sábado, agosto 22, 2009

Voltamos à urgência da Arquitectura dos SI do Estado

A Arquitectura é uma função de soberania exercida no âmbito das funções de CIO, que faz essencialmente apelo a competências relacionais e de comunicação entre as necessidades das unidades de negócio e as possibilidades e oportunidades tecnológicas, numa dialéctica constante de transformação e mudança.
As funções de Arquitectura, são um instrumento de coordenação e de maturidade do desempenho do CIO, que deixa de corresponder ao paradigma de prestação de serviços numa lógica fornecedor-cliente, para passar a uma relação de parceria e envolvimento conjunto e cooptado na transformação do negócio e na incorporação de valor através das tecnologias da informação.
Os planos em que se desenvolvem os trabalhos de Arquitectura e de Engenharia são claramente diferentes e correspondem a níveis de soberania e de relacionamentos totalmente diferentes.
A Engenharia poderá ser objecto de externalização para o mercado enquanto a Arquitectura corresponde a uma função de soberania cujas competências devem ser retidas internamente à administração pública.

Twitts de Fin de Semana

  • O contexto geográfico no m-Government reforça a personalização a oportunidade a ubiquidade do serviço e o empowerment do cidadão
  • A Simplicidade dá resposta à cidadania, à inclusão e à mobilidade nas relações entre o Cidadão e o Estado.. A cruzada tem de continuar
  • O m-Gov rompe de vez com o paradigma do papel e força a simplificação e a personalização dos formulários electrónicos
  • Há 20 anos a cidadania forçou a usabilidade do Infocid hoje a mobilidade exige novos desafios para o m-Government. Estamos atrasados
  • Precisamos mais de um Estado Garante Soberano e Qualificado no que lhe compete do que um Estado Servidor e concorrente com o sector privado
  • Um Estado que apenas faz regras e coloca tabuletas nas praias não é necessariamente um Estado que garanta a segurança e a qualidade de vida
  • Antes denegriram a imagem e o papel do Estado na sociedade mas agora quem é que efectivamente regula e audita? É o novo sector empresarial?
  • Existem projectos do QREN em que se exigem candidaturas com um número fechado de beneficiários e fornecedores. Será isto o Mercado Único?
  • Sem Número Único temos salários e subsídios duplicados, criminosos que parecem santos, caloteiros e vigaristas subsidiados, etc Rever 35 CRP
  • A quem interessa o actual Sist Nacional de Protecção de Dados? Quem ganha e quem perde com a actual confusão no Estado? Viva o Número Único!
Mais em http://twitter.com/luisvidigal

sexta-feira, agosto 21, 2009

Situação preocupante!


Para quem já viveu muito e pensava que tinha visto tudo no exercício de funções públicas, o Estado não para de nos surpreender...

É urgente tornar a situação clara e transparente aos olhos de todos!

Os meus Twitts desta Sexta-Feira

  • @PauloQuerido RT @jorge_salgado: Nokia pondera netbook: http://bit.ly/QKd9O Será que estes "Magalhães" cumprem o objectivo do OLPC?
  • Não há CIO mas apenas alguns CTO sujeitos à ditadura dos “quick wins” de cada Legislatura e capturados pelos fornecedores de tecnologia
  • Onde estão os CIO do Estado português? Quem os coordena? Qual a estratégia dos SI/TI para o sector público? Ver nos EUA http://www.cio.gov/
  • Continua-se a não conhecer os recursos humanos, financeiros e patrimoniais do sector Estado! Quem é que consegue gerir nestas condições?
  • Os custos escondidos e estruturais do Estado exigem q/ se leve mais a sério o choque tecnológico e motivacional e a sua coordenação efectiva
  • A economia portuguesa gravita demasiado em torno do Estado Precisamos mais de redes e fileiras do que pontas presas a uma só estrela
  • O Estado está a prejudicar a economia ao ser capturado por fornecedores que vivem à sua custa sem saberem dar o salto para o mercado global
  • Parece que vamos poder ter coligações partidárias mas sem líderes Talvez as ideias finalmente apareçam na política em vez de apenas Jet Set

Mais em http://twitter.com/luisvidigal

quinta-feira, agosto 20, 2009

Mais Twitts...

  • @janjos No Livro Verde em 1997 estava previsto definir o que era Informação de Cidadania para a disponibilizar gratuitamente. Cadê?
  • Ouvir uns velhinhos meus conhecidos Paul Strassman http://2url.org/?SOA e John Zachman http://2url.org/?Zachman Em inglês talvez acreditem
  • Eu criei o Infojur em 1985 para acesso digital à Legislação mas este Governo permitiu que se fechasse a quem não paga. Viva o Google!
  • A INCM fecha a Legislação aos Cidadãos mas o Google indexa e disponibiliza gratuitamente a pesquisa booleana por assuntos proibida pela INCM
  • Pesquisar legislação gratuitamente no http://www.dre.pt/ através da pesquisa avançada do Google "resuultados apenas no domínio" dre.pt
  • Qual é a vergonha dos Partidos convergirem em certas Políticas (Policies) em vez de apenas se digladiarem na Politics?
  • Quando as coisas são Importantes mas não fracturantes deixam de ter prioridade para os Políticos e adiam-se eternamente - É um Paradoxo!
  • O ciclo vicioso da redescoberta da roda em cada Legislatura não chega a atingir objectivos vitais, estruturantes e inovadores
  • O maior crime que se cometeu nos últimos anos na Administração Pública foi o afastar gerações e desaproveitar a mais-valia de cada uma delas
  • Quem é velho conhece o caminho das pedras, os precipícios e os desafios Quem não sabe aproveitar os velhos reinventa a roda todos os dias
  • Colaboração, Inclusão, Mobilidade e Redes Sociais são desafios para o eGov em 2020 http://2url.org/?eGov2020 Uma prioridade para TODOS!
  • Para quando o Modelo de Dados Global na AP? Porquê adiar mais? http://2url.org/?Dados É uma luta de anos de que não vou desistir
  • Enterprise Architecture -- Government Leader Perspective http://2url.org/?EA Quando começamos a pensar mais no futuro do que na Legislatura

A prioridade da Arquitectura dos SI do Estado

Quando começamos a pensar mais no futuro do que na Legislatura?
Vamos ver se conseguimos colocar o tema da Arquitectura dos SI do Estado nas prioridades políticas para o próximo Governo.
É mais importante do que qualquer grande projecto do betão e pode ajudar a introduzir alguma inteligência em muitos desses investimentos do mundo físico.
Talvez por não se tratar de um assunto fracturante nem de visibilidade a curto prazo, ninguém se lembra de colocar este tema nos programas partidários. Por mim, ainda bem, pois trata-se de um assunto estruturante e de Estado que deve basear-se em opções técnicas e não em ideologias políticas.
É evidente que é um trabalho de back office que não dá votos a curto prazo, mas vai ter um impacto tremendo no quotidiano e na qualidade de vida de todos os portugueses.
Permite acelerar e agilizar serviços, reduz dramaticamente a carga burocrática, traz enorme economias para o país, etc.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Os meus Twitts de hoje...

  • @MaverickPT Por empreendedorismo no Estado ñ me queria referir à adesão a sociedades secretas ou a partidos do Poder. Perde-se a Liberdade!
  • O SW livre na AP portuguesa ainda é utilizado quase clandestinamente por um grupo de carolas Faz-me lembrar o que sofri no início do Infocid
  • No pobrezinho Ministério da Cultura substitui-se o SW livre Alfresco pelo milionário Documentum Quem se responsabiliza por gastos públicos?
  • Achieving Public Policy Goals Through Open Source http://2url.org/?FOSS Para quando a viragem no país que mais consome Microsoft na Europa
  • UK govt launches Twitter guide for civil servants http://2url.org/?228049
  • @MaverickPT Disse em várias línguas Primeiro faço Peço licença para continuar e por fim Vou à procura dos meios. Hoje não sei se seia capaz
  • @MaverickPT Em 38 anos tive a carreira que quiz Tenho respeito e amizade de muitos Fiz quase sempre o que quiz e despresei o que não quiz
  • @MaverickPT Nenhum agente de mudança teve vida fácil. Eu sei do que falo, mas não devo favores a ninguém e tenho cidadania plena e activa
  • @MaverickPT O actual SIADAP inibe o risco e o empreend. mas quem quer gerir a sua carreira terá de sobressair O sistema vai ter de mudar!!!
  • Deus deu-nos duas orelhas para ouvir e uma boca para falar, mas nesta altura os Partidos falam mais do que ouvem. Acordem para a realidade!
  • A Inovação não é apenas fazer coisas diferentes e criativas É criar valor e ouvir os outros http://2url.org/?inovar
  • A partir de Janeiro o regime de Carreira deu lugar ao regime de Emprego no Estado Seria bom que o SIADAP não matasse atitudes empreendedoras
  • À atitude empreendedora acaba por corresponder a descoberta e o reconhecimento por parte de empregadores. No Estado também poderia ser assim
  • @MaverickPT O empreendedorismo não tem nada a ver com contrato ou remuneração é uma atitude de gestão individual da carreira
  • Menos betão e mais auto-estradas de informação!!!!!
  • Os processos digitais end to end deverão satisfazer integralmente as necessidades básicas do ciclo de vida dos cidadãos e empresas
  • O PIDDAC e o QREN deveriam privilegiar processos end to end sob pena de se criarem auto-estradas p/ chegarem a engarrafamentos burocráticos
  • A separação de poderes e competências não inviabiliza a boa cooperação no desenho de processos de e-Gov rápidos transparentes e auditáveis
  • @kizapac À AP apenas compete criar condições p/ a fluidez digital dos processos judiciais Os juizes deverão ajudar na concepção dos sistemas
  • Quem está a governar a fluidez dos processos administrativos Quem defende os interesses do Cidadão nesta rede de grandes e pequenos poderes?
  • Não basta criar processos horizontais e acabar com silos verticais São necessárias representações únicas de pessoas empresas território etc
  • Procura-se (vivo ou morto) um processo inter-departamental que tenha resultado da boa cooperação entre a AP Central, Regional e Local
  • A necessidade de dar cargos cria barreiras artificiais à fluidez e à desmaterialização de processos a todos os níveis da AP e o Cidadão paga
  • Quem paga as brigas e as afirmações de poder entre a AP Central e a Local é o Cidadão que vê os processos ser barrados a cada esquina
  • @JaimeQuesado A Adm Central e Local podem ter as competências q/ entenderem mas nenhuma poderá obstruir a fluidez dos processos p/ o cidadão

Mais em http://twitter.com/luisvidigal

terça-feira, agosto 18, 2009

Inovação em periodo eleitoral


Os meus Twitts de hoje...

  • A definição de regras de transparência, registo e âmbito da actividade de lobbying proposta pelo PS abrangerá a origem dos cargos públicos?
  • Com o fim dos Funcionários Públicos os juramentos de Serviço Público parecem mais dirigidos aos compromissos c/ a Maçonaria e c/ a Opus Dei
  • Mais do que os aparelhos partidários, é preocupante a captura do Estado pela Maçonaria e pela Opus Dei
  • Para se conhecer a estrutura actual dos cargos no Estado é necessário perceber a dimensão e o grau de influência da Maçonaria e da Opus Dei
  • Muitos dos processos judiciais poderiam ser resolvidos com formulários e algoritmos dinâmicos e inteligentes. Não tenham medo do Futuro!
  • Às Máquinas o que é das Máquinas, às Pessoas o que é das Pessoas. Dos Políticos só se espera decisões transparentes e escrutináveis
  • Muitas decisões podem com vantagem ser tomadas por máquinas. São menos corruptas e mais precisas quando as regras são claras e coerentes
  • A maior parte das certidões não passam de um simples bit que se pode trocar entre máquinas que dialogam entre sí "just in time and in case"
  • Já viram a profusão de logótipos no Estado? Será muito difícil criar uma imagem única (e não politizada) para os serviços públicos?
  • Modernizar o Estado passa pela demolição das muralhas e pela construção de pontes e vias verdes em direcção às necessidades do cidadão
  • Quanto mais "modernos" são os organismos do Estado mais fechados são em si próprios e maiores são as muralhas dos seus castelos de vaidade
  • Se souberem qual é a lei que querem encontram-na no http://www.dre.pt/ se apenas souberem o assunto esqueçam pois o DRE não é para cidadãos
  • O Cartão do Cidadão é o expoente máximo da Burocracia Electrónica num país que prefere driblar a Lei a alterá-la (nº 5 Artigo 35 da CRP)
  • Se não se conhece o Caminho das Pedras todas nos parecem novas e inexploradas e não conhecemos os precipícios nem os verdadeiros desafios
  • O maior crime que se cometeu nos últimos anos na Administração Pública foi o afastar gerações e desaproveitar a mais-valia de cada uma delas
  • Com experiência de vida estou disposto a ajudar a descobrir a felicidade naqueles que parecem velhos para trabalhar e novos para se reformar
  • A Burocracia Electrónica vai ser pior e mais cara do que a actual. Vai-se perpetuar mais no tempo porque parece que é moderna e incontestada
  • A Burocracia Electrónica passa pela necessidade de comprar intérpretes digitais muito caros quando os humanos se ignoram no mundo real
  • Quando as máquinas se falam e se compreendem entre si acaba a necessidade de certidões e passamos a ser bem servidos pelo Estado
  • Automatizar certidões inúteis não acrescenta valor e apenas esconde a complexidade dos processos que se desejam mais simples
  • Não desejo reformar-me, apenas desejo ter liberdade e saúde para inovar e trabalhar de forma irreverente e cívica até ao Fim
  • A minha carreira passa hoje por trabalhar em férias em Angola como amanhã passará por uma cidadania cada vez mais activa durante a reforma
  • Inovar no Estado é acrescentar valor ao que outros fizeram e não apenas "mudar" colocando o contador a zeros no início de cada Legislatura
  • Em 38 anos de Serviço Público e 24 Governos diferentes, sempre me dei mal com políticos e muito bem com a minha consciência - Sou feliz!
  • No Estado, se trabalhamos apenas para deslumbrar o nosso chefe, não construímos a nossa carreira, não inovamos e não servimos o Cidadão
  • O Agente de Cidadania deve ser o cimento de conhecimento capaz de juntar as partes e ir ao encontro das necessidades globais do Cidadão
  • No Estado mais do que nas empresas precisamos de Empreendedores capazes de salvaguardar valores e sobreviver aos ataques da volúpia política
  • Um Agente de Cidadania não é apenas um Empregado do Estado é um Cidadão Independente e Empreendedor em prol da melhoria do Serviço Público
  • Temos de converter trabalhadores rotinados, mecânicos e reactivos em Agentes de Cidadania proactivos, capazes de ver o Cidadão como um todo.
  • Que trabalhadores queremos e precisamos para o Estado de amanhã? Como adaptar a Função Pública aos novos tempos e aos novos desafios?
  • O que é e qual será o papel do Estado para cada um dos partidos que concorre à próxima Legislatura?
  • É dever dos Trabalhad do Estado salvaguardar o que é importante no Serviço Público e não embarcar cegamente nas ilusões dos ciclos políticos
  • Inovar no Estado não é reinventar (renomear) a roda nem ser criativo por ser diferente É apostar na melhoria sustentável do Serviço Público
  • Empreendedorismo no Estado não é a sua empresarialização mas sim a auto-responsabilização dos funcionários pela melhoria do Serviço Público

Mais em http://twitter.com/luisvidigal

sexta-feira, agosto 14, 2009

Há sempre um canal de comunicação que se abre quando outros se fecham


Os meus Twitts de hoje...

  • Não sou pessimista, apenas vivo a ansiedade de ter a certeza q/ poderíamos estar muito mais além se não desperdiçássemos recursos valiosos
  • Não sou pessimista, apenas vivo a ansiedade de ter a certeza q/ poderíamos estar muito mais além se não se reinventasse a roda todos os dias
  • Existem poucos lideres na AP, pois cada vez temos mais rolhas a flutuar à tona de água e colunas vertebrais descaídas e tortuosas
  • A Gestão actual do Estado limita-se a fazer de conta que é empresarial, foge à lei e diz mal da função pública em surdina
  • A proactividade e a crítica inovadora são difíceis de coexistir com o pagamento de favores e a protecção de cargos a todo o custo
  • Os novos modelos de gestão não passaram de fugas ao direito público e as novas lideranças limitaram-se a mais submissão acrítica
  • O Desemprego a 9,1% no país e o sub-emprego na Função Pública a alastrar de forma silenciosa. Para quando as pré-reformas no Estado?
  • O calvário actual dos licenciamentos e a sua falta de transparência e desmaterialização são sem dúvida a maior fonte de Corrupção do País
  • Licenciamentos no país da Empresa na Hora não passam de rituais para manter territórios, cargos e mordomias a todos os níveis de governação
  • Transportar a lógica do papel para a gestão documental dos Tribunais passa a ser redundância burocrática e não aceleração de processos
  • “Para se fazer um planeamento eficaz, o primeiro princípio é conhecer o território” http://2url.org/?cadastro Ajudem o SINErGIC por favor!
  • A quem interessa a inexistência de um cadastro predial? Temos muitas representações geo-espaciais do país mas não sabemos a quem pertence!
  • Os Registos não deviam ser considerados parte do sistema Justiça mas Serviços Comuns de Dados a todos os processos da AP e da sociedade
  • A enorme melhoria dos Registos contrasta com o péssimo funcionamento da Justiça. Para quando processos ágeis e com algum automatismo?
  • É bom ter uma AP que também se começa a preocupar em servir o cidadão e não apenas em melhorar as actividades colectoras e fiscais
  • O melhor da AP http://2url.org/?empresa http://2url.org/?auto http://2url.org/?predio http://2url.org/?civil são os Registos e não a Justiça
  • Felizes os que ainda podem distinguir o trigo do joio sem se deixarem aprisionar por euforias partidárias nem depressões crónicas
  • Não basta um Choque Tecnológico é urgente um Choque Motivacional na Administração Pública portuguesa
  • Aos trabalhadores da função pública de hoje não resta se não a condição de ser Burocrata "zeloso e cumpridor"
  • A desmotivação e a paralisia da função pública foi longe demais e por isso está a contaminar muitas famílias e toda a sociedade portuguesa

    Mais em http://twitter.com/luisvidigal

quarta-feira, agosto 12, 2009

Ainda dizem que eu sou pessimista...

O antigo ministro das Finanças Medina Carreira criticou esta noite, numa entrevista à SIC Notícias, a classe política portuguesa e lamentou a falta de uma aposta séria na captação de investimento estrangeiro:
"Sempre que um partido em Portugal tem maioria absoluta, os deputados ficam reduzidos a zero. Se tem maioria relativa, há estas contendas brutais em que o PSD está metido porque sabem que sem ir ao Governo não têm lugares para tratar da vida e dos negócios. E, portanto, degladiam-se para ver se têm acesso aos lugarzitos que restam"...
"É para empregar os primos, os tios, para fazer negócios de auto-estradas e outras coisas no genero. Portugal hoje é um grande BPN"...
"Tem que se ver no terreno, [se a falta de investimento estrangeiro] é por causa dos ordenados, das leis laborais, da burocracia, dos tribunais, dos corruptos. O Governo deveria fazer um inquérito para saber porquê que é que isto acontece e depois propôr as medidas"...
"Agora se não se faz nada disso, se vem um programa eleitoral que diz que a Justiça tem que ser mais rápida, bom o amigo banana dizia a mesma coisa"...