sábado, fevereiro 06, 2010

É urgente saber onde está a Gordura e o Défice do Estado

Será importante ver os mapas agregados das Despesas previstas para 2010 nos Serviços Integrados e nos Serviços e Fundos Autónomos por classificação económica.
As despesas com Pessoal do código 01 constituem respectivamente 7,8% e 10,9%, o que denota que a margem de redução está sobretudo nas outras despesas correntes e de capital.
Existem muitas despesas orçamentadas mas ocultas em transferências entre sectores. Seria interessante esmiuçar o destino destes valores.
As receitas próprias e as despesas das Empresas Públicas, Agências e Fundações não estão aqui incluídas, pois são propositadamente desorçamentadas. O Orçamento suporta apenas os prejuízos deste sector através de transferências bem disfarçadas, mas não vê explicitados os seus proveitos que provém muitas vezes de fiscalidade indirecta e encapotada.
Com tudo isto, o Estado acaba por não controlar a forma como estes dinheiros são gastos.
Será que os 31 mil milhões dos Serviços Integrados e os 153,5 mil milhões dos Serviços e Fundos Autónomos constituem a verdadeira Despesa do Estado? Onde estão por exemplo os 460 milhões dos submarinos?
É importante lembrar a todos quantos se sentam à mesa do Orçamento do Estado, de forma mais ou menos explícita ou oculta, que deverão ter vergonha na cara quando dizem mal dos funcionários públicos e propõem o seu estrangulamento.
Ainda temos um longo caminho a percorrer no que se refere à TRANSPARÊNCIA das contas públicas.
Trata-se de uma questão de CIDADANIA e de ÉTICA POLÍTICA, mas nem uma coisa nem outra vão bem em Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDinheiro/2010/1/estado-absorve-quase-metade-da-riqueza-produzida-no-pais28-01-2010-221725.htm

dados interessantes, podem dar para desenvolver a imagem.