sexta-feira, janeiro 18, 2013

Relatório da OCDE sobre o e-Gov na Dinamarca

O relatório da OCDE de 2010, sobre a Administração Pública da Dinamarca, incluiu uma parte sobre Serviços Partilhados que deveria interessar a Portugal. Vejamos o texto original, já que o inglês parece ser a língua preferida do actual Governo:
"In developing the shared service centres Denmark relied on a top-down approach according to which support service personnel are transferred to the established shared services centres and ministerial budgets are simultaneously decreased for the corresponding amount of resources".
http://www.oecd.org/internet/publicsectorinnovationande-government/45382552.pdf
Aqui vai o texto em versão portuguesa:
"O desenvolvimento de centros de serviços partilhados na Dinamarca baseou-se numa abordagem top-down, em que o pessoal de suporte dos vários organismos é transferido para os centros de serviços partilhados, diminuindo-se os orçamentos ministeriais na correspondente quantidade de recursos transferidos".
Em Portugal, desde que em 2007 foi criada a GERAP, como centro de serviços partilhados até hoje com a nova ESPAP, nem um funcionário foi transferido nem os orçamentos dos ministérios foram reduzidos, apenas se admitiram centenas de novos funcionários generosamente remunerados em contra ciclo com a situação financeira do país.
Isto só demonstra que a liturgia do Poder nas empresas e institutos públicos é incapaz de gerar as poupanças tão desejadas.

 Portugal está a desinvestir em e-Government e a "deitar fora o bebé com a água do banho", mas não para de desbaratar dinheiro nas áreas-meio em vez de dar prioridade às áreas-fim que mais interessam aos cidadãos e às empresas.
Temos que aprender com os melhores e não apenas com aqueles que passaram a vida a enterrar cada vez mais os países do terceiro mundo e a destruir o Estado e a sua credibilidade social

Sem comentários: