domingo, janeiro 14, 2007

Maturidade das organizações de SI/TI

Vale a pena reflectir sobre as diversas características das organizações imaturas de SI/TI, por forma a evitar cair em "erros velhos":

  • Os processos geralmente são improvisados por pessoas experientes;
  • Se os processos de gestão foram especificados, não são seguidos com rigor ou não são obrigatórios;
  • Postura reactiva. Os gestores normalmente estão focados na solução de problemas imediatos (acção mais conhecida como “apagar incêndios”);
  • Os cronogramas e os orçamentos são frequentemente ultrapassados porque não são baseados em estimativas realistas;
  • Quando prazos que não podem ser ultrapassados são impostos, as funcionalidades e a qualidade do produto são frequentemente comprometidas para que o cronograma seja cumprido;
  • Altos níveis de re-trabalho, o que implica aumento de custos e enormes desgastes;
    A área de TIC é vista pelos membros da organização como “um fim em si mesma”;
  • Não existem bases objectivas para a avaliação da qualidade do produto e nem para a resolução de problemas a ele associados ou ao processo utilizado. É difícil antever a qualidade dos produtos ou serviços;
  • As actividades que objectivam aumentar a qualidade, tais como revisões e testes, são frequentemente reduzidas ou eliminadas em função dos atrasos ocorridos no andamento do projecto;
  • Traços de animosidade latente. Conflitos entre as áreas utilizadoras e TIC;
  • É difícil antever o término dos projectos;
  • Ausência de planeamento ou planeamento superficial.
  • "PROJECTOS PARA TODA A VIDA"

Características das organizações maduras de SI/TI:

  • Habilidade para gerir facilmente identificada. Processos que envolvem toda a organização são definidos e seguidos;
  • Os processos de gestão são cuidadosamente comunicados à equipe já existente e aos novos funcionários;
  • As actividades são realizadas de acordo com o planeamento;
  • A forma de “fazer as coisas” é natural – sem complicações;
  • As evoluções na “forma de fazer as coisas” são documentadas e comunicadas. Implementações de melhoria são feitas levando em consideração a análise de custo-benefício;
  • As regras e os limites de responsabilidades são claras para todos;
    Os gestores monitorizam a qualidade dos produtos e serviços e a satisfação do cliente (interno ou externo);
  • Os cronogramas e os orçamentos são baseados em estimativas realistas e nas experiências acumuladas. Filosofia do desvio mínimo;
  • Existe infra-estrutura de suporte.
  • VISÃO ESTRATÉGICA E SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES

Ver também os modelos de maturidade de Nolan, McFarlan, Earl, Hirschheim, Bhabuta, entre outros.

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