Vale a pena reflectir sobre as diversas características das organizações imaturas de SI/TI, por forma a evitar cair em "erros velhos":
- Os processos geralmente são improvisados por pessoas experientes;
- Se os processos de gestão foram especificados, não são seguidos com rigor ou não são obrigatórios;
- Postura reactiva. Os gestores normalmente estão focados na solução de problemas imediatos (acção mais conhecida como “apagar incêndios”);
- Os cronogramas e os orçamentos são frequentemente ultrapassados porque não são baseados em estimativas realistas;
- Quando prazos que não podem ser ultrapassados são impostos, as funcionalidades e a qualidade do produto são frequentemente comprometidas para que o cronograma seja cumprido;
- Altos níveis de re-trabalho, o que implica aumento de custos e enormes desgastes;
A área de TIC é vista pelos membros da organização como “um fim em si mesma”; - Não existem bases objectivas para a avaliação da qualidade do produto e nem para a resolução de problemas a ele associados ou ao processo utilizado. É difícil antever a qualidade dos produtos ou serviços;
- As actividades que objectivam aumentar a qualidade, tais como revisões e testes, são frequentemente reduzidas ou eliminadas em função dos atrasos ocorridos no andamento do projecto;
- Traços de animosidade latente. Conflitos entre as áreas utilizadoras e TIC;
- É difícil antever o término dos projectos;
- Ausência de planeamento ou planeamento superficial.
- "PROJECTOS PARA TODA A VIDA"
Características das organizações maduras de SI/TI:
- Habilidade para gerir facilmente identificada. Processos que envolvem toda a organização são definidos e seguidos;
- Os processos de gestão são cuidadosamente comunicados à equipe já existente e aos novos funcionários;
- As actividades são realizadas de acordo com o planeamento;
- A forma de “fazer as coisas” é natural – sem complicações;
- As evoluções na “forma de fazer as coisas” são documentadas e comunicadas. Implementações de melhoria são feitas levando em consideração a análise de custo-benefício;
- As regras e os limites de responsabilidades são claras para todos;
Os gestores monitorizam a qualidade dos produtos e serviços e a satisfação do cliente (interno ou externo); - Os cronogramas e os orçamentos são baseados em estimativas realistas e nas experiências acumuladas. Filosofia do desvio mínimo;
- Existe infra-estrutura de suporte.
- VISÃO ESTRATÉGICA E SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES
Ver também os modelos de maturidade de Nolan, McFarlan, Earl, Hirschheim, Bhabuta, entre outros.
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