domingo, outubro 26, 2014

O MINISTÉRIO DA SAÚDE DEU UM BOM EXEMPLO DE TRABALHO COLABORATIVO ENVOLVENDO A SOCIEDADE CIVIL

Participei na passada 5ª feira num think tank organizado pelo Ministério da Saúde, com os seguintes objetivos:
- "ONLY ONCE" - Identificação e priorização de documentos / processos em que o princípio se aplica;
- SIMPLIFICAR - Identificação de eventos de vida com relevância para os processos da Saúde;
- ESTRATÉGIA DIGITAL PARA SERVIÇOS DE SAÚDE - Identificação e priorização de serviços digitalizáveis no horizonte temporal 2020.
Tratou-se sem dúvida de uma iniciativa que teve a coragem de envolver a sociedade civil para se pensar nos repositórios partilhados de informação e na automatização dos eventos de vida do cidadão no âmbito deste setor.
Tratou-se de um trabalho promissor no âmbito da RIMA (Rede Interministerial de Modernização Administrativa), mas falta-lhe ultrapassar a perspetiva estritamente ministerial e dispor de uma metodologia de abordagem colaborativa em torno das necessidades dos cidadãos. Sem dúvida o Ministério da Saúde foi criativo ao ultrapassar desta forma o desafio que lhe foi colocado pela RIMA.
Tal como o Conselho de Ministros, a RIMA não passa de um agrupamento de representantes de ministérios, preocupados acima de tudo com a defesa dos seus "territórios" e das suas "vaidades", com o propósito de cumprir e obedecer às medidas do GPTIC. A condução dos trabalhos é acima de tudo hierárquica e de cumprimento de legislação recentemente publicada no passado dia 13 de Maio (talvez esperando que daí decorra mais um milagre de Fátima para a modernização administrativa).
Falta-lhes a sociedade civil, como recentemente recomendou a OCDE, e faltam-lhe os "afetos" que se criavam nos ERSI (Encontro de Responsáveis de Sistemas de Informação da AP), que se organizaram ao longo de 15 anos e que inexplicavelmente foram interrompidos há mais de dez anos.
Os ERSI não eram apenas reuniões de "chefes", mas eram think tanks que envolviam durante dois dias outros profissionais e personalidades relevantes para a modernização administrativa em Portugal.
Parabéns ao Ministério da Saúde pela iniciativa e pela forma como abordaram o problema!

Sem comentários: