Depois de quatro anos de missão em prol do triunfo das ARQUITECTURAS sobre os PESI e da GESTÃO DE COMPETÊNCIAS sobre a Gestão dos RH, vamos em frente em prol de uma nova CIÊNCIA DE SERVIÇOS, capaz de recolocar o nosso país num caminho de Inovação e conquista de níveis mais elevados nas cadeias de valor globais e com uma visão verdadeiramente cosmopolita e transformadora. Por isso acredito cada vez mais na interdisciplinaridade e na tolerância na relação entre competências até aqui muito distantes umas das outras.
Assistimos nos últimos quatro anos a sucessos e fracassos, assim como aumentámos o número de adeptos e de adversários em relação às nossas ideias e valores, mas cada vez acredito mais no Processo Histórico e no triunfo da aprendizagem ao longo da vida. Como sempre a mudança é um processo longo, persistente e solitário.
Constata-se que:
- Os serviços dependem das pessoas, tecnologia, e co-produção de valor
- As pessoas trabalham juntas e com a tecnologia para fornecer valor aos clientes
- Um sistema de serviço é um sistema complexo socio-técnico-económico
- O crescimento exige inovação que combina pessoas, tecnologia, valor e clientes
Vale a pena abrir novos horizontes de estudo, tais como:
- Gestão aberta
- Organizações abertas
- Aprendizagem ao longo da vida
- Inovação colaborativa e global
- Globalização dos talentos
- Diversidade cultural
- Acesso democrático à tecnologia
- Tecnologia mais flexível (SOA)
- Ubiquidade tecnológica
- Outsourcing – Ameaça ou oportunidade
- Os Serviços dominam o PIB
- Mudança estrutural e não apenas cíclica
- etc.
- Informática (Computer Science)
- Investigação Operacional
- Engenharia Industrial
- Matemática
- Gestão
- Ciência da Decisão
- Ciências Sociais
- Direito
- etc.
3 comentários:
Um Blogue diferente...Voltarei.
Saudações
Não sabia destas suas lides «bloguísticas». Vou voltar, com certeza.
Ana Martinho
Venham sempre, com ideias e comentários que só me estimulam a continuar
Enviar um comentário