quinta-feira, junho 02, 2011

Os custos da Presidência da Republica Portuguesa


O DN descobriu que a Presidência da República custa 16 milhões de euros por ano (163 vezes mais do que custava Ramalho Eanes), ou seja, 1,5 euros a cada português.
Dinheiro que, para além de pagar o salário de Cavaco, sustenta ainda os seus 12 assessores e 24 consultores, bem como o restante pessoal que garante o funcionamento da Presidência da República.
A juntar a estas despesas, há ainda cerca de um milhão de euros de dinheiro dos contribuintes que todos os anos serve para pagar pensões e benefícios aos antigos presidentes.
Os 16 milhões de euros que são gastos anualmente pela Presidência da República colocam Cavaco Silva entre os chefes de Estado que mais gastam em toda a Europa, gastando o dobro do Rei Juan Carlos de Espanha (oito milhões de euros) sendo apenas ultrapassado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros) e pela Rainha de Inglaterra, Isabel II, que ‘custa’ 46,6 milhões de euros anuais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero manisfestar a minha concordancia com Ricardo Araújo Pereira quando disse erónicamente que saía mais barato substituir o nosso actual presidente por um gravador cuja despesa seria a de substituir as pilhas de 5 em 5 anos.
Mas quero também acrescentar com toda a convicção e sem ironia que não só os reis nas monarquias mas também os presidentes nas repúblicas, são figuras supérfluas, tanto no regime semi presidensialista como no presidentalista, pela simples razão de um só homem ( mesmo que seja aconselhado e assessorado por mais 36)possa contrariar uma câmara de deputados ou do que quer que seja eleito por sufrágio. Embora de dificil solução não é impossivel encontrar um orgão na própria Assembleia da Républica pluripartidário que o possa substituir. Como diz o povo duma cajadada matavam-se dois coelho uma presidencia que está a mais e encontrava-se trabalho para os deputados que também estão a mais.

A figura do presidente só existe porque á monarquia sucedeu á república e foi preciso substituir o rei, no nosso caso o nosso "rei" é bem mais caro que o nosso rei vizinho, quem diria, mas a utilidade essa é igual.

Viriato disse...

Tenho algumas vezes entrado neste Bloger e por isso quero dar-me a conhecer. Cts

http://viriatoapedrada.blogspot.com/2012/03/o-pr-estara-cheche.html?utm_source=BP_recent